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quinta-feira, 5 de julho de 2012

BMW 320i 2012

 A versão comercializada no Brasil deverá ser completa, o que significa incluir faróis direcionais de xenônio e sensores de estacionamento e de chuva, além do iDrive, entre outros itens. O preço, segundo revendedores, deverá ser maior que o da atual Série 3. Neste momento, as primeiras unidades a chegar já estão no porto, prontas para serem distribuídas. Como se vê, o Brasil está na rota das estrelas. Em geral, um lançamento desse porte demora pelo menos seis meses para colocar suas rodas em território brasileiro.
O 320i traz equipamentos como controle eletrônico de estabilidade, seis airbags, pneus run flat, volante multifuncional e sistema de som com CD player e entrada auxiliar (para equipamentos como o tocador de MP3 iPod). O iDrive, central que controla os sistemas de som e de navegação por satélite, não faz parte do pacote. Mas confesso que não senti falta. 
 Os motores da nova linha são aperfeiçoamentos em relação aos que existiam na geração anterior. Entre os movidos a gasolina, todos ganharam novo sistema de válvulas variável Valvetronic, o qual, segundo a BMW, é mais rápido e eficiente. Os de seis cilindros, 325i e 330i, receberam ainda comandos de válvulas feitos de liga de alumínio e magnésio, 30% mais leves que os convencionais de aço, de acordo com a fábrica. E o 320i, de quatro cilindros, teve os coletores de admissão e escape redesenhados. É uma evolução do antigo 318i (não confundir com o 320i de seis cilindros da quarta geração). Ele gera 150 cavalos de potência, enquanto o 325i entrega 218 cavalos e o 330i, 258 cavalos. O motor diesel também foi contemplado com novidades. Além de um sistema de alimentação common-rail de segunda geração, ganhou turbina de geometria variável. Em troca, ele oferece 163 cavalos e 34,7 mkgf de torque.

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